quinta-feira, 29 de novembro de 2018

CORAÇÃO NEGRO


Autor: Naomi Novik

Título original: Uprooted 



Sinopse: «O nosso Dragão não devora as raparigas que leva, independentemente das histórias que possam ser contadas fora do nosso vale. Ouvimo-las, por vezes, de viajantes que por aqui passam. Falam como se estivéssemos a fazer sacrifícios humanos e como se ele fosse um dragão verdadeiro. Claro que isso não é verdade: ele pode ser um mago imortal, mas não deixa de ser um homem, e os nossos pais juntar-se-iam e matá-lo-iam se ele quisesse devorar uma de nós a cada dez anos. Ele protege-nos contra o Bosque e nós estamos-lhe gratos, mas não assim tão gratos.»
Agnieszka adora a sua pacata aldeia no vale, as florestas e o rio cintilante. Mas o maléfico Bosque permanece na fronteira e a sua sombra ameaçadora paira sobre a vida da jovem.
O povo depende do feiticeiro conhecido apenas por Dragão para manter os poderes de Bosque afastados. Mas o Dragão exige um terrível preço pela sua ajuda: uma jovem deve servi-lo durante dez anos, um destino quase tão terrível como perecer a Bosque.
A próxima escolha aproxima-se e Agnieszka tem medo. Todos sabem que o Dragão irá levar a bela, graciosa e corajosa Kasia, tudo aquilo que Agnieszka não é, e a sua melhor amiga no mundo. E não há forma de a salvar.
Mas Agnieszka teme as coisas erradas. Porque quando o Dragão chega, a sua escolha surpreende todos...



Esta podia ser uma opinião bastante curta. Basta indicar o que está na capa: este livro venceu os prémios Nebula e Locus. Só por aqui qualquer fã de literatura fantástica já deveria estar convencido. Mas vamos lá por partes...

Este é um livro inteligente desde o início, não só na forma como capta a nossa atenção, mas principalmente pela estratégia que utiliza para nos ir revelando este mundo, o seu passado, os seus costumes e as suas "leis mágicas". A base está bem sustentada e rapidamente percebemos que é coerente e a preparar-nos para as revelações finais.

Pelo meio temos as personagens, bem criadas, de forma consistente e com peso. É interessante vermos as camadas que vão sendo reveladas, mostrando medos, traumas, objetivos, sonhos e sentimentos de cada uma. Apesar de este livro não se focar num romance, mas sim em amizades e sonhos, são as ligações que empurram a narrativa, e apesar de a sensação ser sempre que este é um livro focando no mundo, na magia e na fantasia, as ligações entre as personagens são os catalisadores que aceleram a história.

Claro que existem alguns momentos forçados, algumas perguntas sem respostas e outras em que a história perde um pouco o seu ritmo e fulgor, mas são apenas detalhes num livro que tem tanto de mágico como de inteligente. É, claramente, um livro focado num público mais adolescente que se identificará mais facilmente com algumas personagens, principalmente com a principal, mas não é isso que lhe retira a maturidade que está lá, mesmo que por vezes disfarçada nas questões morais que iremos ler.

Gostei bastante deste livro. Não é uma obra prima, mas é um livro bem criado, bem estruturado e escrito de forma inteligente. É um livro viciante, que explora a própria condição humana num mundo cheio de fantasia e muito mistério onde cada resposta cria uma nova pergunta. Se gostam de fantasia, este é um livro a ter... basta ver os prémios todos que ganhou.

Luís Pinto


1 comentário:

  1. Eu estou a ler, já vou na página 280, mas não estou a gostar muito. Acho que falta explicar muita coisa e não entendo, porque é que ela anda sempre suja... xD

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.