segunda-feira, 5 de março de 2018

Star Wars - Rogue One





Sinopse: Rogue One é uma aventura empolgante – puro Star Wars – sobre uma rebelião e sobre a esperança. Agora em BD - num formato maior do que os volumes das séries Star Wars e Darth Vader também publicadas pela Planeta – o primeiro “spin-off” inspirado no universo da mítica série “Star Wars”. Uma aventura que se situa antes dos eventos relatados no filme “Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança” e depois de “Star Wars: Episódio III – A Vingança dos Sith”.
Tudo parece perdido para a galáxia quando se descobre a nova super-arma do Império. Qualquer insurreição será subjugada pela devastadora Estrela da Morte! Mas talvez reste esperança para a causa rebelde quando Jyn Erso e Cassian Andor liderem uma equipa de novos heróis numa missão desesperada para roubar os planos da ameaça que destrói planetas.
É revelada por fim, uma história crucial na saga Star Wars! Além disso, o livro inclui uma história totalmente nova narrando o primeiro encontro entre Cassian e o dróide K-2SO.




Mais um livro de Star Wars em BD a ser editado pela editora Planeta! Como não podia deixar de acontecer, cá estou eu para falar sobre mais um livro de Star Wars em Banda desenhada que a Planeta edita em Portugal com capa dura, excelente qualidade e ainda uma mini história inédita a juntar a Rogue One. Seria impossível não ler.

Tal como é óbvio, este livro é sobre o filme Rogue One, o filme que se situa pouco tempo antes do episódio 4. Em primeiro lugar, enaltecer o fantástico trabalho de grafismo e design do livro. Está tudo muito bem conseguido, com detalhes preciosos em cada página e com uma narrativa capaz de explorar a intensidade que alguns momentos exigem. Continua a ser fácil sentir que aquele é o universo Star Wars que conhecemos há quarenta anos.
 
Um dos melhores aspetos do livro está na forma como cria a sua própria narrativa, conseguindo captar todos os momentos importantes do filme e colocando-os no papel. Pelo meio, vários momentos importantes e muitas ligações com os livros/filmes que conhecemos. A Disney faz aqui um trabalho muito interessante para responder a algumas perguntas que temos desde o primeiro filme. Destaque também para Jin e Cassian e, claro, K-2SO, para mim a melhor personagem desta história pela sua originalidade.
 
Claro que os momentos de Darth Vader são especiais, mas o que torna este enredo muito bom é a forma crua como explora alguns temas do universo Star Wars e como consegue preencher certos buracos. A força de vontade de algumas personagens, o porquê de lutarem e acreditarem, são o caminho para o tema deste enredo: esperança. É isso que estas personagens procuram, a luz da esperança no mais sombrio dos tempos. Claramente um livro que qualquer fã de Star Wars gostaria de ter na sua estante.
 
Luís Pinto

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.