terça-feira, 6 de março de 2018

A RIQUEZA DOS HUMANOS


Autor: Ryan Avent





Sinopse: O mundo do trabalho está a mudar. Com os estonteantes avanços tecnológicos, trabalhadores nas mais diversas áreas estão já perante a sombria ameaça de automatização dos seus cargos. A tecnologia digital está a transformar cada recanto da Economia, alterando consideravelmente a forma de fazer as coisas, quem as faz e o justo retorno pelo trabalho desempenhado. O que nos reserva o futuro? «Ryan Avent esclarece-nos sobre as mudanças que nos esperam no mundo do trabalho. Analisa matérias complicadas de forma clara e acessível, equilibrando as visões pessimistas e optimistas de um mundo dominado pela tecnologia.» Emma Jacobs Financial Times



A riqueza dos humanos é um livro bastante interessante sobre um dos temas que mais será falado nos próximos anos. Quantos empregos estarão em risco com o avanço tecnológico? Sendo uma área que aprecio bastante, decidi ler estas páginas para conhecer um pouco mais esta realidade e o que se espera que seja o futuro.

A visão do autor está muito bem explicada, sendo fácil a qualquer leitor entrar neste mundo de conceitos avançados onde a automação e a inteligência artificial começam a crescer a olhos vistos. Como parece cada vez mais óbvio, as máquinas cada vez mais conseguem fazer certas coisas melhor do que nós e o autor explora essas certezas, levando-nos também a questionar em que áreas seremos sempre mais produtivos do que máquinas. Posto isto, o autor aprofunda o que nos torna diferentes das mesmas. Relações humanas, criatividade, etc… são estas algumas das características que nos tornam humanos pelo ponto de vista do autor e muito do livro, mesmo que indiretamente, é sobre estas diferenças e o que teremos de fazer para não ficarmos para trás neste avanço tecnológico.

Os trunfos deste livro são a escrita simples e a montagem dos vários temas. Qualquer leitor, mesmo que esteja fora dos últimos avanços, conseguirá perceber muito do que se espera alcançar nos próximos anos. E esta visão de certeza que ajudará a percebermos o que aí vem e como podemos preparar os próximos anos, nos quais a nossa forma de trabalhar e até de ensinar terá de mudar para que sejamos competitivos. Pelo meio, outras mudanças terão de acontecer, principalmente reformas económicas, e a visão global deste livro agradou-me bastante.

Já li vários livros sobre este tema e todos abordam de maneira diferente a forma como alguns aspetos irão evoluir. Será difícil a um autor fugir das suas próprias convicções, mas é interessante ver os vários pontos de vista dos autores sobre o que nos espera nos próximos anos. Sendo eu uma pessoa que trabalha neste meio, este tema continuará a ter uma atenção especial da minha parte. Para já, em relação a este livro, o que posso dizer é que gostei da leitura, aprendi bastante, vi novos pontos de vista que me levaram a questionar novos pontos fulcrais do desenvolvimento atual e recomendo estas páginas a qualquer pessoa que se interesse pelo tema.

Luís Pinto

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.