quarta-feira, 28 de setembro de 2016

HISTÓRIAS DE VIGARISTAS E CANALHAS


Autor: George R. R. Martin & Gardner Dozois





Sinopse:  Se gostou de ler Histórias de Aventureiros e Patifes, então não vai querer perder novas histórias com alguns dos maiores vigaristas e canalhas. São personagens infames que se recusam a agir preto no branco, e escolhem trilhar os seus próprios caminhos, à margem das leis dos homens. Personagens carismáticas, eloquentes, sem escrúpulos, que chegam até nós através de um formidável elenco de autores. 
Com organização de George R. R. Martin, um nome que já dispensa apresentações, e Gardner Dozois, tem nas mãos uma antologia de géneros multifacetados e que reúne algumas das mentes mais perversas da literatura fantástica.



Decidi voltar aos contos com esta coletânea organizada por GRRM e valeu a pena. Este foi um livro que li a grande velocidade pois os contos agradaram-me do início ao fim. É verdade que não existe aqui nenhum conto que me tenha marcado profundamente, faltando uma obra prima dentro destas páginas para que o livro se destaque, mas no geral todas as histórias foram um boa leitura.

A diversidade é o trunfo, com as histórias a terem bases diferentes e a explorarem temas distintos e adultos que levam o leitor a conseguir conhecer os personagens, mesmo em histórias tão pequenas. Em termos de escrita não há nada a apontar. Cada escritor usa, e bem, o seu estilo para o enquadrar num enredo pequeno em que é preciso agarrar o leitor de imediato, dar a informação suficiente, e no fim ter algo coerente. As mensagens passadas são boas e alguns contos apresentam momentos surpreendentes, enquanto outros optam por caminhos mais óbvios.

Apesar de o título nos falar em vigaristas e canalhas, a verdade é que ao aprofundarmos a história, vemos um lado mais humano, e que já se esperava. Apesar de em alguns contos estarmos perante anti heróis, noutros casos é fácil começarmos a gostar desses vigaristas, nuns casos pelos seus objetivos que são mais nobres do que parece inicialmente, ou então porque são personagens divertidos e que ajudam a desanuviar alguns ambientes mais pesados. Olhando para a atmosfera, é fácil ver a qualidade de cada autor ao construir pequenos e credíveis mundos para os seus contos, existindo sempre alguma coerência.

Após acabar a leitura facilmente escolho dois contos como os meus favoritos, principalmente pela originalidade em alguns momentos e pelas personagens principais. Claro que é difícil um livro de contos manter sempre o mesmo nível de qualidade a cada nova histórias, mas este é um livro equilibrado sem ser deslumbrante. 

Luís Pinto

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.