quinta-feira, 15 de setembro de 2016

AS GRANDES BATALHAS DA HISTÓRIA


Autor: Canal História






Sinopse: Um livro indispensável para todos os apaixonados pela História. Um livro fundamental sobre a história bélica do mundo, com o rigor do Canal de História. O novo título da colecção depois do êxito do livro Os Grandes Mistérios da História, já na terceira edição. As vinte e cinco batalhas que derrubaram impérios, travaram invasões, fizeram triunfar revoluções e forjaram o mundo moderno tal como o conhecemos. De Trafalgar às Malvinas/Falkland, das Termópilas a Gettysburg, de Navas de Tolosa à Batalha do Ebro, das Cruzadas ao Vietname, das legiões romanas aos tercios espanhóis, dos cavaleiros medievais aos kamikazes japoneses, As Grandes Batalhas da História é uma apaixonante viagem pelos conflitos armados mais transcendentes da história bélica mundial. 



Este é um daqueles livros que a cada página nos ensina algo. O puro conhecimento é facilmente transmitido de forma inteligente e ordenada, levando a que a leitura tenha sido fácil, mesmo perante um tema tão pesado.

São esses dois pontos, a inteligência e a estrutura, que tornam este livro muito melhor. Em primeiro lugar a estrutura do livro está fantástica, quer entre batalhas, quer dentro das próprias batalhas. O livro leva-nos por uma viagem fácil em que nos dá enquadramentos constantes dos motivos de cada batalha e qual a sua importância, especulando até como teria sido a História se a batalha tivesse sido ganha por aqueles que perderam. Todas esse enquadramento não deixam o leitor sentir-se perdido, mesmo para quem tenha poucas noções de algumas batalhas. Das mais de vinte batalhas aqui descritas, eram várias aquelas sobre as quais pouco sabia, mas o enquadramento foi fantástico.

A isso junta-se a forma como o livro está escrito. A escrita usada é direta, sem grandes perdas de ritmo e sem informação desnecessária. Esse é, talvez, o aspeto mais importante da obra: o de sentir que o livro não divagou. É objetivo e direto no que é importante, o ritmo não baixa e o leitor continua. Tudo isto misturado com várias curiosidades e quais as estratégias usadas. 

Não sendo um livro para qualquer leitor, por uma questão de gostos, a verdade é que alguém interessado em História gostará deste livro, até porque a narrativa não se foca só na batalha, mas também na política, religião e economia que a rodeia. Pelo meio temos ainda um olhar mais humano ao que os soldados enfrentaram e as razões porque um lado ganhou e o outro perdeu. Globalmente, este livro é uma verdadeira lição de História e que agradará aos interessados. Uma leitura muito boa do início ao fim.

Luís Pinto

1 comentário:

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.