sexta-feira, 10 de maio de 2019

COMECE BEM O DIA


Autor: Martina Ferrer


Sinopse: «Pequeno-almoço de príncipe, almoço de barão, jantar de pobre», diziam as nossas avós. Sempre se soube que o pequeno-almoço é a refeição mais importante do dia; então, porque é que tantos portugueses se contentam com cereais de marca branca, torradas apressadas ou um bolo seco e um galão? Começar melhor o dia é possível, é fácil… e só lhe faz bem. Com uma introdução sobre a importância da primeira refeição do dia para uma dieta equilibrada e saudável, Comece Bem o Dia apresenta mais de 60 receitas de bebidas frias e quentes, iogurtes, pudins, pratos de ovos, pães, crepes e panquecas, bolos e muffins, patés, barras, granolas e papas de aveia, cada uma com indicações específicas para alergias e intolerâncias.




O pequeno almoço é a refeição mais importante do dia, todos sabemos isto, mas, no meu caso, o problema é a falta de tempo e também de criatividade para fazer algo diferente. Por causa disso, por vezes vejo livros de receitas focados nos pequenos almoços, mas nunca fico totalmente satisfeito porque o que apresentam são receitas que devido à sua complexidade, demoram algum tempo, e eu deixo-as de lado. Claro que cada pessoa tem o seu próprio horário, mas no meu caso o que me faz ter maus pequenos almoços é a falta de tempo e a falta de ideias rápidas.

Este livro, surpreendeu-me porque me deu o que eu queria. Procurei algo rápido, diversificado e saboroso, e este livro tem muitas receitas que se adaptam a estes requisitos. Claro que existem receitas que fogem destes parâmetros, mas a maioria era exatamente o que procurava.

Para mim o grande trunfo do livro é a sua diversidade. Desde pão, iogurtes, crepes ou panquecas, este livro tem de tudo, com grande destaque para as bebidas quentes e frias, que muitos livros têm a tendência de tornar demasiado complexas, quando não existe essa necessidade.

Outra área muito interessante são as granolas e barras de cereais, também com boas receitas. Aqui temos algo que demora a ser feito, mas que dá para muitos dias. 

Para analisar este livro, tentei fazer a grande maioria das receitas e correram bem, o que é de enaltecer tendo em conta o facto de não ser grande cozinheiro, provando que as receitas são simples e práticas. O livro tem as receitas bem explicadas, é direito, não se perde e pelo meio ainda oferece algumas dicas para o dia a dia. O resultado é um livro bastante prático. Claro que cada pessoa pode procurar alguns fatores diferentes neste livros, mas para mim o importante era a diversidade e que fosse prático e rápido, e este livro tem exatamente isso. Existirão, certamente, outros livros nesta área que me possam oferecer o mesmo, mas confesso que é raro encontrar algo que me convença totalmente.

Se procuram livros de receitas de pequeno almoço que ofereça algo saboroso e prático, este é um livro a ter, principalmente pelas excelentes bebidas, granolas, pães, etc... recomendo! 

Luís Pinto


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.