quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL


Autor: Anabela Simões & Ernesto Costa



Sinopse: Os últimos anos vieram confirmar a centralidade do conceito de agente em Inteligência Artificial, abordagem seguida na presente obra. Mas algo mudou entretanto: a percepção de que não existe uma IA mas várias e que, cada vez mais, as diferentes perspectivas não concorrem entre si mas antes se complementam. Este foi, desde o início, o ponto de vista inovador desta obra, que o tempo agora confirma. Nesta 2.ª Edição, Revista e Aumentada, foi dada especial atenção às sugestões e aos comentários críticos de diversos leitores. Em particular, para além da reescrita de diversas partes do livro, foram adicionados novos temas envolvendo máquinas de vector de suporte (agentes aprendizes) e modelos e arquitecturas BDI (sociedades de agentes).
Ao longo do livro são abordados, entre outros, os seguintes temas:
• Agentes Reactivos;
• Agentes de Procura;
• Agentes Baseados em Conhecimento;
• Agentes Aprendizes;
• Agentes Adaptativos;
• Conhecimento Imperfeito;
• Interacção com o ambiente;
• Sociedades de Agentes.


Esta é a área em que trabalho, programação de inteligência artificial, e por isso decidi falar sobre este livro, algo diferente do que costumo trazer aqui no blog. A inteligência artificial está a chegar às nossas vidas, quer nos jogos, mas principalmente nos nossos gadgets, quer sejam smartphones, aparelhos que nos ajudem em casa, dispositivos de segurança, etc... estaria aqui o dia todo a dar exemplos.

Este livro, bastante denso e teórico, não se destina a pessoas que nada sabem sobre programação ou sobre como a mesma funciona. Apesar de ser um livro que começa a ensinar desde o início, começando pela base, o ideal é já termos algum conhecimento, parecendo-me que este é um livro ideal para qualquer estudante que está a aprender programação, seja ela inteligência artificial ou não.

Sendo um livro bastante focado na base, nos algoritmos e na álgebra, a dificuldade vai aumentando, mas confesso que nunca me senti deslocado, parecendo-me que os autores fizeram um bom trabalho ao ir explicando com uma estrutura bem criada e que não salta etapas.

Apesar de não tocar em todos os temas da inteligência artificial, porque esta é atualmente demasiado grande, naqueles em que toca, é muito completo. Sente-se aqui a falta de ver o Machine Learning a ser mais explorado e isso é, provavelmente, porque este livro já tem alguns anos e por isso as tendências também foram mudando. No entanto, esta é a base, sem a qual não é possível perceber como funciona a IA. Apesar de ser uma leitura demorada e que requer esforço para se perceber tudo, é inegável o bom trabalho dos autores. Aprendi mesmo muito com este livro e recomendo-o a quem já perceba de programação e queira saber mais sobre IA.

Luís Pinto 


3 comentários:

  1. Li este livro há alguns anos pois era a leitura recomendada para a cadeira de IA do meu curso... curiosamente, o Ernesto Costa era o docente da cadeira e viria a ser posteriormente meu orientador de tese x) Concordo com o que dizes, é completo nos temas que aborda mas peca por deixar outros tantos de parte... mas se formos a ver, machine learning não tinha nem metade do hype que há agora quando este livro foi lançado. Não seria descabida uma reedição deste livro com novas temáticas, mas acho bastante improvável que aconteça :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Mariana. Sim, também não me aprece que vá acontecer, mas seria muito interessante porque ML está mesmo a ter um crescimento enorme. Um dia destes falo sobre alguns livros técnicos no canal e gostava de depois ter a tua opinião.

      Eliminar
    2. Vou acompanhar com interesse :) Apesar de ter acabado por optar não trabalhar directamente na área da Inteligência artificial, lido diariamente com a temática e gosto de estar por dentro do assunto. Fico a aguardar ;)

      Eliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.