terça-feira, 3 de julho de 2018

LAMENTÁVEL MUNDO NOVO


Autor: Stephen D. King




Sinopse: Porque está a globalização a ser rejeitada? Como será um mundo governado por Estados rivais com objetivos incompatíveis? E a que becos sem saída nos conduzirão as políticas nacionalistas? Nesta obra provocadora, o reputado economista Stephen D. King responde a estas e outras perguntas ao mesmo tempo que analisa o significado do fim da globalização para a prosperidade, a paz e a ordem económica global.




O fim da globalização é um tema cada vez mais falado, principalmente porque a estatísticas diz-nos que deverá acontecer. Decidi ler este livro para ter um melhor conhecimento sobre este tema, sobre esta teoria e os factos em que se sustenta.

Stephen D. King tem uma escrita direta, quase crua, que nos leva a grande velocidade para o contexto do livro. O leitor rapidamente começa a perceber a base que sustenta esta teoria com exemplos passados e também com os sinais atuais que já se podem encontrar. Claro que este é um livro que levará o leitor a pensar e a procurar as suas próprias teorias, e, provavelmente, esse é o objetivo do livro, o de nos preparar para os possíveis sinais que iremos encontrar nos próximos anos.

Gostei da forma como o autor abordou o tema. Direta, crua, por vezes com o claro intuito de chocar para nos levar a questionar e a perceber melhor esta teoria. No entanto, o livro nunca parece forçado porque está bem sustentado nos exemplos que o autor vai explorando e que fazem parte da nossa História. Com a economia a ser um já comprovado ciclo, o autor baseia-a nas leis do mercado e da micro e macro economia para nos levar por um caminho perturbador. Claro que sendo um livro para qualquer leitor ver, o autor não perde tempo a explicar de forma pormenorizada essas leis que regem a economia mundial, mas explica o suficiente para percebermos como tudo se mantém, quais os próximos passos políticos esperados e o que podemos esperar dos próximos anos se continuarmos neste caminho.

Obviamente, os mercados não são uma ciência exata, e por isso este livro baseia-se numa teoria. No entanto, esta é uma teoria bastante aceite e com grandes possibilidades de se concretizar. Se apreciam o tema e querem explorar um pouco mais as questões da globalização económica, então este é um livro a ler.

Luís Pinto


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.