sexta-feira, 22 de junho de 2018

OS ALTOS E BAIXOS DO MEU CORAÇÃO


Autor: Becky Albertalli

Título original: The Upside of Unrequited



Sinopse: Aos 17 anos, Molly sabe tudo o que há para saber sobre o amor não correspondido. É que a jovem já se apaixonou 27 vezes, mas sempre em segredo. E por mais que a irmã gémea, Cassie, lhe diga para ter juízo, Molly tem sempre cuidado. É melhor ter cuidado do que sofrer.
Quando Cassie se apaixona, a sua nova relação traz um novo círculo de amigos. Dele faz parte Will, que é engraçado, namoradeiro e um excelente candidato a primeiro namorado da Molly.
Mas há um problema: o colega de Molly, Reid, um cromo e fã incondicional de Tolkien, por quem ela jamais se apaixonaria… certo?



Becky Albertalli é a autora do famoso livro "O coração de Simon contra o mundo", já adaptado ao cinema, e que foi um sucesso de vendas entre leitores de várias idades. Agora, a autora regressa com mais um livro sobre amores adolescentes, com todos os seus extremismos e dúvidas, paixões e desgostos, altos e baixos.

Como poderão ver na sinopse, Molly é a personagem principal, uma adolescente com a qual é fácil simpatizar apesar das suas constantes dúvidas a contrastar com os momentos de decisão. Estes são os altos e baixos dos adolescentes e a autora faz um trabalho muito interessante ao explorar a mentalidade destes jovens que começam a sentir o que é o amor sem o perceberem.

Com uma escrita simples e objetiva, a autora oferece um livro com ritmo rápido, sem se perder demasiado no que rodeia algumas personagens e oferecendo uma visão rápida sobre as características essenciais de cada personagem para que o leitor sinta rapidamente que as conhece. O resultado é uma leitura rápida e agradável, porque para além dos momentos mais emocionantes, existem muitos momentos cómicos e outros que nos levam a pensar. Todos, de uma forma ou de outra, passámos pela adolescência, e é fácil vermos certos momentos neste livro que são parecidos a algo que vivemos ou que um conhecido nosso viveu. É, apesar de ter alguns momentos forçados, um livro realista e que nos fará sorrir.

Com o livro de Simon a minha curiosidade por esta autora aumentou. Este livro é original, apesar de ter alguns momentos forçados ou menos coerentes, mas no global é uma leitura inteligente, bem estruturada e pensada. Não consegue chegar ao nível do livro de Simon porque não consegue explorar tão bem a mente da personagem principal nem de alguns temas que em Simon foram muito bem aprofundados graças a personagens secundárias bem criadas. No entanto, este é um bom livro, que agradará aos fãs do género, e que será uma boa leitura para este verão.

Luís Pinto



Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.