segunda-feira, 4 de junho de 2018

A GUERRA FRIA: Uma História do mundo


Autor: Odd Arne Westad

Título original: The cold war - A world History





Sinopse: «A Guerra Fria não decidiu tudo, mas influenciou a maior parte das coisas, com frequência para pior: o confronto ajudou a cimentar um mundo dominado por superpotências, um mundo em que o poder e a violência - ou a ameaça de violência - representavam a bitola pela qual se regiam as relações internacionais, e em que as crenças tendiam para o absoluto: só o nosso sistema era bom. O outro era, inerentemente, maléfico. Estava montado o palco para uma competição intensa, em que o objetivo era, no limite, a sobrevivência do mundo.»



Este é, muito provavelmente, o melhor livro que li sobre este tema. Numa obra grande e densa, o autor explora como poucos o que aconteceu na época da guerra fria e, principalmente, os efeitos que se sentiram durante anos (e que ainda estamos a sentir).

Com uma escrita direta e capaz de nos dar um enorme contexto e conhecimento, o autor monta lentamente um livro que tenta abordar todos os assuntos relativos à guerra fria, criando, obviamente, um livro lento mas cheio de conhecimento a cada página. O resultado é um livro que demora a ser lido, mas que nos ensina bastante com grande facilidade, pois o autor investe bastante da sua escrita a dar contexto ao leitor para que não se sinta perdido. 

Com uma montagem excelente, criando um bom fluxo de leitura, o autor demonstra um grande trabalho de investigação e um conhecimento profundo que tem como resultado a capacidade de criar uma leitura que apesar de abordar um tema tão vasto, consegue ter um caminho lógico, não sendo uma leitura "esparguete". O resultado final é um livro que apenas agradará ao que tenham bastante interessante pelo assunto e queiram um conhecimento profundo do mesmo, mas para os que lerem todas as páginas, irá compensar.

Não existe muito mais que possa dizer sobre este livro. A verdade é que aprendi bastante sobre o tema e recomendo-o a qualquer leitor que goste do assunto e se sinta com coragem para mergulhar nestas centenas de páginas. Se é o vosso caso, então é um livro obrigatório.

Luís Pinto

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.