quinta-feira, 18 de agosto de 2016

OS INOVADORES


Autor: Walter Isaacson

Título original: The innovators





Sinopse: Quais as capacidades que permitiram a certos inventores e empreendedores transformar as suas ideias visionárias em realidade? O que provocou os seus saltos criativos? Por que razão alguns foram bem-sucedidos e outros fracassaram? Em Os Inovadores, Walter Isaacson dá resposta a estas questões, oferecendo-nos a mais completa história da revolução digital, uma narrativa fascinante acerca daqueles que criaram o computador e a Internet. Numa escrita empolgante e ágil, Isaacson organiza um roteiro minucioso que começa com Ada Lovelace, filha de Lord Byron e pioneira da programação na década de 1840, passa pela fundação do mítico Silicon Valley e segue até aos nossos dias, com Steve Jobs ou Bill Gates. Explorando mais as personalidades desconcertantes destes génios do que as suas invenções, Os Inovadores é o guia indispensável para o modo como nasce a inovação e para se compreender o mundo digital que é hoje o nosso.



Isaacson é um nome incontornável dentro dos autores que conseguem criar obras focadas em personalidades. Os seus livros são mundialmente famosos, com destaque para as suas obras sobre Steve Jobs ou Einstein, e aqui teremos um objetivo mais alargado de explorar as personalidades e feitos de grandes inovadores da nossa história mais recente.

O primeiro destaque a ser feito sobre este livro é que a leitura é bastante divertida, o que ajuda bastante tendo em conta o tamanho do livro. Com muitas páginas pela frente, e não tendo uma ligação direta entre as várias histórias (apesar da ligação existir de forma indireta), o leitor poderá  perder um pouco o ritmo de leitura, mas a forma leve e com humor que o autor usa, tornam a sua escrita muito mais fácil de se ler.

Outro aspeto que se deve salientar é que o autor não se focou tanto nas inovações em si, nem no que trouxeram ao mundo, mas sim nas pessoas que alcançaram essa inovação. Quais os seus sonhos e receios, quais os seus sucessos e fracassos, quais os seus motivos, como enfrentaram as dificuldades ou recuaram perante algum obstáculo. E é essa luta, quer interior, quer com o meio no qual vivem, que é o grande centro deste livro. Tal imagem mais humana e menos focada nos resultados tecnológicos era exatamente o que procurava e o autor chegou com mestria a esse ponto.

Inteligente, bem montado e baseado numa óbvia boa investigação, este é um dos melhores livros que li sobre este tema, sendo claro o porquê de ter sido recebido com aplausos pela crítica. Um livro que ensina bastante, com um "toque" mais divertido em alguns momentos para quebrar o gelo e que agradará aos que procuram saber mais sobre este tema. Um livro de grande qualidade.

Luís Pinto


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.