sexta-feira, 24 de abril de 2015

A FÍSICA DO IMPOSSÍVEL


Autor: Michio Kaku

Titulo original: Physics of the Impossible



Sinopse: Há cem anos, os cientistas teriam afirmado que os lasers, a televisão e a bomba atómica seriam impossíveis. Em A Física do Impossível, o famoso físico Michio Kaku analisa até que ponto as tecnologias que encontramos na ficção científica, e que são hoje em dia consideradas impossíveis, poderão ser comuns no futuro. Do teletransporte à telecinese, Kaku recorre ao mundo da ficção científica para analisar os fundamentos - e os limites - das leis da Física tal como as conhecemos hoje. Dividindo as tecnologias impossíveis em categorias - Classes I, II e III - conforme possam ser alcançáveis nos próximos séculos, nos próximos milénios ou talvez nunca, o autor, numa prosa intelectualmente estimulante, explica-nos:
• Como os foguetões com estatorreactores, as velas propulsionadas por lasers e os motores de antimatéria poderão um dia levar-nos às estrelas mais próximas;
• Como a telepatia e a psicocinese, outrora consideradas pseudociência, poderão um dia ser possíveis com os progressos dos computadores, da supercondutividade e da nanotecnologia;
• Por que razão uma máquina do tempo parece ser consistente com as leis conhecidas da Física, mas seria necessária uma civilização muito avançada para a construir.



A minha crítica a este livro poderia ser apenas a frase: Se gostam do tema, comprem o livro!

A verdade é que gostei bastante desta leitura, não só porque aprecio muito o tema, mas também porque, uma vez mais, Michio Kaku consegue explicar de forma simples e compreensível os problemas mais complexos que podemos imaginar. Kaku sempre teve esta impressionante capacidade de explicar com facilidade e objetividade algo que muitos outros explicariam de forma complexa e que não seria suficiente para a compreensão de pessoas sem grande conhecimentos de física. É esta uma das grandes diferenças!

E por isto, todo este livro é extremamente acessível. É verdade que, porque não existem milagres, ter conhecimentos básicos de física, nas mais variadas áreas ajudará à leitura, mas a simplicidade do livro leva-me a crer que qualquer pessoa pode ler estas páginas e sentir-se entusiasmado com a energia da escrita de Kaku. No meu caso, foi difícil parar de ler... O objetivo do autor é explorar ideias que atualmente parecem impossíveis, mas que talvez não o sejam, e aos poucos vamos avançando para sonhos mais complexos, mais impossíveis. Mas com os nossos atuais conhecimentos, haverá algo que seja realmente impossível daqui a cem ou quinhentos anos? Kaku, conhecido pela sua impressionante capacidade de pensamento teórico, juntando várias ideias, várias noções e muitos conhecimentos de várias áreas, tenta chegar ao conceito que poderá levar à criação de algo que para nós parece impossível. 

Estará a invisibilidade ao nosso alcance? Será possível viajar no tempo? Adivinhar o futuro é permitido pelas leis do nosso universo? Quais as melhores possibilidades de tecnologia para conseguirmos viajar até outros planetas sem termos de fazer uma viagem de vários anos-luz?

Para mim esta leitura foi compulsiva e só me fez gostar ainda mais deste autor. Não há muito mais que possa analisar para lá do que já aqui disse. Voltarei de certeza aos seus livros para explorar outros conceitos, outras possibilidades e sonhos da nossa civilização. Se este tema vos fascina e querem um livro entusiasmante que é simultaneamente rigoroso e acessível, então esta é a escolha!

Luís Pinto

4 comentários:

  1. Olá Luis. Muito fixe teres voltado a falar sobre este género. Continua! Fiquei mesmo muito curioso com este autor que não conheço. Gosto do tema mas nunca li nada sobre ele. Vou aproveitar para comprar este e esperar por mais opiniões tuas!

    ResponderEliminar
  2. O tema é fascinante. Um dos aspectos que mais aprecio no teu blogue, para além da grande qualidade, é escreveres sobre todos os géneros. Sobre estas questões nunca li mas fiquei mesmo muito curioso. Vai ser comprado na feira do livro ou talvez antes.

    ResponderEliminar
  3. A física do impossível de Michio Kaku me revelou que quase tudo do que pensamos, pode um dia fazer parte da realidade.(É assustador,absurdo e inquietante,mas não deixa de ser motivador para quem faz da ciência um trabalho digno de um deus!

    ResponderEliminar
  4. A física do impossível de Michio Kaku me revelou que quase tudo do que pensamos, pode um dia fazer parte da realidade.(É assustador,absurdo e inquietante,mas não deixa de ser motivador para quem faz da ciência um trabalho digno de um deus!

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.