terça-feira, 11 de setembro de 2012

TRÉGUAS EM BAKURA

Autor: Kathy Tyers

Título original: The Truce at Bakura


Ano: 4 ABY


O Imperador está morto e os seus seguidores ainda não acreditam que Vader o traiu. É com base nesta ideia que este livro começa, e rapidamente percebemos que ainda há muitos acordos de paz a serem alcançados pelos Rebeldes até a paz voltar à Galáxia.

O principal trunfo deste livro, na minha opinião, é a credibilidade que a autora conseguiu dar às personagens que conhecemos dos filmes. Em alguns livros de Star Wars, os autores não conseguiram captar na totalidade a personalidade daquelas personagens que conhecemos dos filmes, e por vezes notam-se discrepâncias; mas Kathy Tyers consegue oferecer personagens que são fieis ao que vimos no cinema. E isto agrada a qualquer fã mais atento.
Com as personagens em destaque, Luke e Leia ganham protagonismo. Primeiro exploramos a forma como Leia enfrenta o conhecimento de que Vader é seu pai e este ponto é muito interessante e conduz a vários momentos de qualidade. No caso de Luke, vemos o seu primeiro romance e a compatibilidade desse sentimento com a Força. Neste caso é interessante ver as diferenças entre Luke e Anakin, sendo que Anakin sempre se destacou pela forma fervorosa como amava ou odiava.

No geral a história é boa, sem nunca deslumbrar, mas com a capacidade de levar o fã a ler sem parar. O ritmo é sempre elevado, cheio de acção, e senti-me colado a estas páginas, também muito graças a sentir que as personagens que estava a ler eram exactamente iguais às que aprendi a gostar nos filmes.
Alguns elementos são introduzidos ao universo de Star Wars e infelizmente a autora não explica detalhadamente a maioria, o que torna este livro muito mais satisfatório para quem já conhecer este Universo e histórias anteriores. No fim do livro ainda fica muito por explicar e teremos de continuar com as histórias de Luke e Leia para percebermos o que poderá ter sido originado nestas páginas. No entanto é preciso afirmar, que a originalidade de muitos dos elementos introduzidos na saga, é uma verdadeira lufada de ar fresco, e sentimos este universo a expandir bastante se tivermos em conta que se trata apenas de um só livro.
Ainda dentro da história, devo dizer que este Universo tão tecnologicamente avançado, leva a algumas falhas, falhas essas que se corrigidas, iriam matar muita da acção do livro. Percebe-se o caminho que a autora percorreu, mas principalmente percebe-se que escrever um livro onde tanto pode ser feito por tecnologia, limita e muito, o trabalho do autor.

Este é essencialmente um livro virado para os fãs, apesar de não ser exclusivo, mas a verdade é que quem "domine" o universo dos filmes, conseguirá captar muito melhor o essencial do livro e o porquê de muitas decisões das personagens. Este facto vem, tal como já disse, do facto da autora não explicar tudo o que acontece.
É um livro que facilmente gostamos, pois queremos saber o que acontece imediatamente após o Episódio 6: O Regresso do Jedi. Não está entre os melhores livros da saga, mas acredito que qualquer fã gostará muito de o ler, e a todos eles recomendo estas páginas.

7 comentários:

  1. Obrigado por continuares com este universo. Parabéns pela crítica.

    ResponderEliminar
  2. Livro interessante. Vou ver se o arranjo baratinho.

    ResponderEliminar
  3. Estou a ver que tenho de investir nestes livrinhos:). Adoro os filmes e Anakin/Darth Vader é das minhas personagens favoritas de sempre.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Jojo. Fazes bem se adoras os filmes. Quando quiseres comprar algum diz-me e podemos trocar mais opiniões para te decidires sobre qual comprares!

      Eliminar
  4. Já comprei um livro de Sw depois de ler as tuas opiniões e gostei bastante. Mais do que estava à espera. Estou a pensar comprar mais uns quantos.

    ResponderEliminar
  5. Encontrei no blog oficial Star Wars um post a falar deste blog. Não o conhecia e fico muito contente por ver um blog português a ser falado pelos fãs de Star Wars lá fora. Estive agora a ler todas as opiniões sobre livros da série e estou convencido a comprar todos sempre que tiver oportunidade.
    Obrigado!

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.