sexta-feira, 26 de março de 2021

A CIÊNCIA DO SISTEMA IMUNITÁRIO

 

Autor: Matt Richtel


Sinopse: Uma viagem, magnificamente investigada e emotivamente narrada, ao sistema imunitário humano 

A chave para a saúde e para o bem-estar, para a vida e para a morte. Um livro épico e único, que entremeia descobertas científicas de vanguarda e as narrativas íntimas das vidas de quatro pessoas, da autoria de Matt Richtel, jornalista do New York Times galardoado com um Pulitzer.

Através de ciência e de narrativa pura, compreendemos a forma como o corpo arranja forças para combater bactérias, vírus, parasitas e tumores, além do modo como o sistema que nos defende se torna uma ameaça em certas condições. Ficamos a conhecer o stresse sem precedentes que a vida moderna exerce sobre o sistema que nos mantém saudáveis, mas também descobrimos que os progressos alcançados pelos imunologistas nos dão esperança num futuro com vidas mais longas e com saúde. 



Gostei bastante deste livro. Começo já por o afirmar porque foi realmente uma leitura muito interessante. Confesso que já tinha lido sobre o nosso sistema imunitário e nas leituras anteriores aprendi bastante, mas este livro foi mais fácil de compreender. Foi principalmente a simplicidade do livro que mais me agradou. 

De um ponto de vista educacional, no nosso país muito pouco é explicado sobre um sistema que é incrivelmente importante no nosso corpo. E foi por isso que há uns anos li uns livros para tentar perceber melhor como tudo realmente funcional a um nível tanto macro como micro. Contudo, agora nesta fase em que atravessamos, finalmente parece que damos um bocado de atenção a estas nossas defesas naturais. E este livro chegou na altura certa.

Não querendo aqui explorar demasiado sobre o livro, devo dizer que nunca me cansei do livro. O autor consegue "baixar" ao nível de conhecimento que um pessoa normal, que nunca tenha estudado o assunto, poderá ter. Não é um livro em que alguém se sinta perdido, e isso faz toda a diferença. E aos poucos, vamos percebendo os conceitos, as bases e começamos a perceber como tudo se liga, como tudo faz sentido com o que fazemos no nosso dia a dia. E com esse conhecimento, acabamos não apenas por saber como tudo funciona, mas também como podemos tornar o nosso corpo mais saudável, mais forte contra invasores e mais rápido nessa resposta, pois o autor consegue muito bem criar as ligações entre a teoria e ciência e exemplos da nossa vida comum.

Sem ser maçudo, sem ser um labirinto, este é um livro que certamente estará no meu top de 2021. Uma leitura muito boa.


Luís Pinto

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.