terça-feira, 25 de agosto de 2020

O CÉREBRO NOTURNO

 

  Autor: Guy Leschziner


 Sinopse: O que acontece ao nosso cérebro durante a noite?

Os distúrbios do sono não dão descanso aos pacientes do Dr. Guy Leschziner. Insónia, narcolepsia, terrores noturnos, apneia e sonambulismo são apenas algumas das perturbações que afetam quem não consegue descansar a mente e o corpo à hora de deitar. E se alguns transtornos podem ser considerados caricatos — como o que aflige o indivíduo que acorda a meio da noite para encomendar uma pizza usando o chinelo como telefone —, há outros que não o são, como levar um forte pontapé de um parceiro que sofra do distúrbio comportamental do sono REM. Para estas pessoas e outras que, como elas, não conseguem dormir convenientemente, o sono tornou-se um verdadeiro pesadelo.

Neste livro, o Dr. Guy Leschziner apresenta-nos as histórias impressionantes dos seus pacientes e os problemas que eles enfrentam, revelando a neurociência por detrás da mente humana quando se encontra adormecida, de modo a dar a conhecer os muitos fatores biológicos e psicológicos necessários para obter o descanso essencial não só à saúde física e mental mas também à felicidade, de um modo geral.
 


Quando vi a capa deste livro percebi que teria de o ler. O tema do cérebro é algo que sempre me interessou e a questão do sono é uma temática muito importante e interessante, pois é das mais importantes e daquelas que ainda sabemos menos. 


O que apreciei mais neste livro foi o simples facto de o autor partir do princípio de que o leitor poderá não saber nada do assunto. Com esta ideia como base, o livro começa a explicar desde o conhecimento base até começar a explorar os conhecimentos mais profundos do nosso cérebro, do nosso sono, o que acontece nessa fase e o porquê. Pelo meio o livro explora ainda como o nosso subconsciente trabalha nessa fase e confesso que aprendi bastante mesmo tendo em conta que já li vários livros sobre o tema. 


De forma simples e consistente, o autor mais demonstrando como o conhecimento foi evoluindo sobre o sono, o que sabemos e o que ainda nos falta saber. E este facto foi algo que me agradou, o de o autor nos mostrar, mesmo que indirectamente, o que ainda nos falta saber. O nosso cérebro, claramente o sistema mais complexo que conhecemos, é ainda algo do qual sabemos muito mas também pouco. E este livro explora um bocadinho muito pequeno do nosso cérebro, mas muito importante. Aliás, este tema, explorado num livro que tem tanto de científico como de livro que se limita a explorar facto simples para nos alertar para algo, é um tema muito importante, pois cada vez damos menos importância e menos tempo ao sono, e poucas coisas no nosso dia a dia será mais importante.


Este é um livro para qualquer pessoa que queira saber mais sobre o nosso cérebro e o nosso sono, a fase de descanso mas também de rejuvenescimento do nosso corpo. Sinceramente, apesar de ser um livro que apenas agradará a quem goste do tema, a verdade é que deveria ser lido por muitas mais pessoas, porque o nosso sono é mesmo muito importante.

Luís Pinto



4 comentários:

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.