quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

ORIGENS


Autor: Neil deGrasse Tyson & Donald Goldsmith




Sinopse: As nossas origens não são apenas humanas, nem terrestres, mas também cósmicas. Com base nas mais recentes descobertas científicas, e no cruzamento de conhecimentos de geologia, biologia, astrofísica e cosmologia, Origens explica as etapas acidentadas da nossa compreensão do cosmos. Da primeira imagem do nascimento da galáxia à exploração de Marte e à descoberta de água numa das luas de Júpiter, os autores conduzem-nos numa viagem galvanizante pelo cosmos, com clarividência e exuberância. Uma verdadeira carta de amor à ciência e aos mistérios, cada vez menos misteriosos, do universo.




Talvez não exista ninguém como Neil deGrasse Tyson para nos explicar de forma tão simples e entusiasmante muitos dos mistérios do nosso universo. E este livro é a sua grande demonstração de amor e fascínio pelo cosmos. A forma como Tyson avança por este livro explicando como funciona o universo, o que ainda não sabemos e todas as grandes descobertas dos últimos séculos, é fascinante.

Quem gostar deste género tem aqui um excelente livro que nos agarra com facilidade. Para tal, os autores explicam muito bem as bases do universo, as curiosidades encontradas, como foram feitas as descobertas e o que ainda falta descobrir. Nunca me senti perdido e provavelmente nenhum leitor se sentirá, porque o livro oferece a base de conhecimento necessária de forma consistente.

Não sendo um livro muito extenso, o autor não aprofunda de forma académica cada um dos assuntos, aliando-se numa montagem inteligente que nos ajuda a ganhar conhecimento com progresso fácil e suave. Este é um livro para qualquer leitor, com mais ou menos conhecimento, mas que tenha interesse em saber mais. É um livro que nos ensina algo a cada página. No meu caso, e já tendo lido vários livros sobre o tema, incluindo outros livros do autor, a verdade é que aprendi muito, porque sobre este tema há sempre algo novo a aprender, a cada dia.

Sendo um apaixonado por este tema, sonhando e questionando constantemente o universo, é fácil apreciar este livro, mas nem sequer é isso que está em causa. O importante é dizer-vos que este é um livro que explica bem, de forma leve e divertida, que agarra o leitor e que nos fascina ao mostrar o quanto já sabemos, e o quanto não sabemos, e que talvez nunca saberemos. Um excelente livro para quem quer aprender sobre o universo.

Luís Pinto


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.