quinta-feira, 26 de dezembro de 2019

O FUNCIONAMENTO DA MENTE


Autor: Augusto Cury



Sinopse: Ao longo destas páginas, o Dr. Augusto Cury analisa a sua Teoria da Inteligência Multifocal, desvendando algumas áreas vitais dos bastidores da psique, numa linguagem muito acessível e dirigida a um público amplo. O que é o Eu? Como são construídos os pensamentos? De que modo as emoções influenciam a racionalidade? Como acedemos à nossa memória? Essas e muitas outras questões são aqui discutidas em pormenor.
A mente é realmente um universo a explorar dentro de cada ser humano. Prepare-se para se surpreender e romper com todos os seus paradigmas.





Compreender a mente é algo que sempre me fascinou, sendo umas das áreas que mais leio. Após ler esta sinopse, percebi que tinha de ler este livro para perceber que novas teorias e avanços foram feitos e que visão me poderia dar este autor.

Este é um livro fácil de se ler se gostarem do assunto. O autor explica com facilidade, num ritmo agradável, sem ser demasiado exaustivo em explicações e conseguindo escrever um livro que qualquer pessoa poderá ler mesmo sem ter conhecimentos sobre o tema. É um livro para qualquer leitor interessado.

Gostei das teorias do autor, apesar de não ter conhecimentos sólidos para perceber se fazem sentido de um ponto de vista científico, mas acima de tudo apreciei a forma como Cury nos explica como o cérebro funciona, as ligações, as memórias, os sentimentos, as decisões. Tudo isto ajuda-nos a perceber melhor a nossa mente e a das pessoas com as quais vivemos. Felizmente, é um livro que não tenta ter todas as explicações, porque ainda não as conhecemos, mas nota-se como o autor explora de forma diferente algo mais compreendido, como os algoritmos químicos que ajudam a tomar uma decisão, e algo menos compreendido que são esses menos algoritmos químicos quando se trata de sentimentos. 

Não sendo um livro muito grande, o autor não torna a leitura demasiado extensa, o que me agradou, porque este livro serve como introdução e desenvolvimento de conhecimentos sobre como funciona a nossa mente, não querendo ser um livro demasiado académico ou profundo. É, no entanto, um livro muito científico, capaz de fazer várias ligações com factos da nossa biologia. Pelo meio, muitas curiosidades que gostei de ler e ainda fiquei com vontade de ler mais sobre este tema. É verdade que é uma área sobre a qual leio bastante, mas mesmo assim aprendi muito com este livro, que explora conceitos e factos científicos que ainda não tinha lido noutros livros. Se o tema vos interessa e procuram uma leitura que não seja muito densa e exaustiva, este é um livro a ter em conta.

Luís Pinto



Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.