quinta-feira, 6 de abril de 2017

STAR WARS - Trilogia Império Negro


Autor: Tom Veitch

Título original: Dark Empire & Dark Empire II & Empire's End





Sinopse: Dez anos depois da queda de Darth  Vader e do Imperador em  O Regresso do Jedi, uma Nova República foi formada, mas a galáxia ainda não está livre.
E, desta vez, o poder obscuro por detrás do Império ressurgente tem os olhos postos num novo alvo: o filho recém-nascido de Han e Leia!
Se este plano for bem-sucedido, a galáxia mergulhará numa nova era de trevas.



Quem conheça o Universo Star Wars que foi criado em livros e comics após os filmes, sabe que existem algumas trilogias bastante icónicas. Quando a Disney comprou os direitos, todos estes livros passaram a ser considerados "Lendas", histórias fora da cronologia que a Disney quer seguir com os seus novos filmes. E portanto, mesmo não sendo histórias que tenham influência nos próximos filmes, muitos valem a pena ser lidos. É o caso desta trilogia e de muitos outros livros que a editora Planeta tem trazido para Portugal nos últimos tempos.

Em termos de influência que teve, provavelmente nenhum comic teve tanto impacto no universo Star Wars quanto esta trilogia. Abriu portas, explorou o futuro da saga e aprofundou as personagens que já conhecíamos.

A história é interessante, apesar de ter alguns momentos previsíveis, mas sendo sempre capaz de nos aproximar das personagens dos filmes. Os diálogos muitas vezes conseguem ser exatamente o que esperamos de algumas personagens, não deixando o leitor sentir qualquer afastamento dos filmes. Por outro lado o ritmo também é bem conseguido na parte inicial e final, apesar de a meio existir uma fase mais morna. 

Apesar de estas trilogias mais antigas não terem o fantástico design dos comics mais recentes, em nenhum momento se sente que os comics se afastam do universo de George Lucas. A cada página existe algo que nos faz perceber que este é o universo de Star Wars. A isto alia-se neste edição, novamente, um excelente trabalho da editora em oferecer uma boa capa dura e boa qualidade nas páginas.

Com algumas reviravoltas, momentos cómicos e algumas surpresas, esta é mais uma boa trilogia Star Wars que agradará a qualquer fã. Pode não ser a minha favorita, mas é claro o porquê de ter sido tão importante para a expansão dos comics no universo SW. Intenso e inteligente, coerente com o universo e sempre capaz de nos levar a melhor neste universo, esta é uma leitura viciante e bastante divertida. Se são fãs da saga, então acreditem, têm de ter este livro.

Luís Pinto

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.