segunda-feira, 4 de julho de 2016

ELON MUSK


Autor: Ashlee Vance

Título original: Elon Musk - Inventing the Future




Sinopse: Elon Musk é visto em Silicon Valley como o mais excitante, imprevisível e ambicioso empresário da atualidade - uma mistura de Steve Jobs e Bill Gates. Para muitos, este visionário pode mesmo vir a ter um impacto na humanidade sem paralelo. Este é o livro que conta a sua história.
Elon Musk construiu a sua fama e fez fortuna com algumas das mais bem-sucedidas empresas de tecnologia, como a PayPal, vendida à eBay por 1,5 mil milhões de dólares, investindo depois em projetos com potencial para revolucionar o mundo. A Tesla Motors, no fabrico de carros elétricos, a SpaceX, na indústria espacial, e a SolarCity, nos painéis solares, estão a transformar os seus segmentos industriais, provocando um salto evolutivo no setor empresarial americano. 
A insistência de Elon Musk nestas áreas de alto  risco, tocando em poderes fortemente instituídos, valeu-lhe assombros de falência e ruína; da sua resiliência e visão nasceria, porém, uma das maiores reviravoltas da história empresarial dos EUA, sendo hoje visto como um visionário de sucesso. 



Este é, sem dúvida, uma das melhores biografias que já li. Elon Musk é um empresário que me despertou o interesse há alguns anos, e sobre quem tenho lido imenso. No entanto, este livro é o melhor trabalho que já li sobre o caminho traçado por Musk. 

Focando-se na mentalidade de Musk e nos seus objetivos, o autor explora os feitos e a mente de um homem que está a revolucionar o mundo de uma forma algo imprevisível. Ao fazer frente a paradigmas, mentalidades e poderosas instituições, Musk está a sair vencedor e a criar uma nova forma de sonhar. As suas lutas e os momentos em que esteve quase a perder são muito bem destacados pelo autor, ajudando a perceber melhor um homem sobre o qual apenas se fala de sucesso.

No global, o aspeto mais positivo do livro está no facto de não se limitar a criar uma imagem perfeita de um homem que, tal como qualquer pessoa, tem defeitos, momentos mais fracos, incertezas, medos... ao entrevistar várias pessoas que conviveram com Musk, o livro não se limita a um olhar, mas sim a algo mais coerente, quer direto, quer indireto.

Com uma boa cadência, o autor introduz vários conceitos ao leitor com relativa facilidade e a leitura nunca foi cansativa. Informativo, educativo, o livro leva-nos por um fatal mundo empresarial no qual apenas alguns sobrevivem com tamanho êxito. Com imparcialidade cria-se algum fascínio e muito interesse em ver o que este homem pode fazer no futuro e, quem sabe, motivar as próximas gerações a atingir novos limites. Um livro para aqueles que querem saber mais sobre este homem, mas também para aqueles que nem sequer sabem quem é Elon Musk. Vale a pena.

Luís Pinto

2 comentários:

  1. Pedro Ferreirajulho 04, 2016

    Como sempre uma grande análise a um bom livro. Vai para a lista.

    ResponderEliminar
  2. Grande sugestão. Parabéns pelo texto. Continua com o magnifico trabalho de tantos anos!

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.