domingo, 2 de fevereiro de 2014

REGRESSO AO FUTURO III


Autor: Craig Shaw Gardner

Título original: Back to the Future III



O 3º e último livro desta saga continua rápido, divertido e simples. Novamente, tal como acontece nos livros anteriores, o livro consegue oferecer mais do que o filme, tanto no enredo como na construção das personagens, aproveitando a sua maior duração em relação ao filme que conhecemos. 

Marty viaja no tempo uma vez mais, e com a complexidade a aumentar, também os erros aumentam. Tal como indiquei no livro anterior, o facto de ter visto estes filmes há muitos anos dá-me a oportunidade de conhecer os seus erros e perceber que alguns foram suavizados nestes livros, mas claro que para não fugir ao enredo principal, os erros sobre as viagens no tempo estão presentes.

Todavia, a diversão que é este livro continua inalterada e quem nunca tiver visto os filmes tem aqui uma trilogia que se lê rapidamente e com grande facilidade. As personagens continuam bem conseguidas nesta adaptação, novamente com destaque para uma maior profundidade nas personagens secundárias que pouco aparecem no filme, e o ritmo continua alto, levando o leitor a continuar. No meu caso, mesmo conhecendo toda a história, a leitura nunca foi difícil. 

Em relação aos anteriores livros nota-se que o autor tenta explicar alguns motivos das ações das personagens, levando-nos a conhecê-las melhor, talvez para percebermos o que as levou até este fim desta saga onde muitas decisões são tomadas e algumas não são fáceis. Pelo meio o enredo leva as personagens a questionarem-se sobre temas do universo, as forças que conseguimos estudar e ainda aquela força que ninguém consegue decifrar: o amor. 

O que poderia dizer sobre esta saga está nas análises aos seus três livros. No meu caso a leitura foi feita com um sorriso nos lábios pois revivi grandes momentos, recordei cenas que vi na juventude e diverti-me bastante. Nenhum destes livros é uma obra prima mas aconselho a todos os que não conheçam os filmes ou que se queiram iniciar na ficção científica com livros mais leves. Para os fãs dos filmes será sempre uma leitura interessante se quiserem ver o enredo e personagens mais explorados. Dentro dos filmes que passaram a livro, esta saga é das melhores adaptações que já li e foi uma agradável surpresa.

Luís Pinto

3 comentários:

  1. Fiquei bastante curioso com a opinião aos 3 livros. O preço é baixo por isso na feira é algo a ter em conta.

    ResponderEliminar
  2. Maria Carvalhofevereiro 04, 2014

    Também quero comprar estes. Os filmes foram um vício durante muito tempo!

    ResponderEliminar
  3. Lembro-me de ter visto estes filmes quando saíram e de adorar cada momento. Desconhecia que existiam livros. irei comprá-los quando os encontrar.

    Abraço e parabéns pelas análises a esta trilogia.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.