quinta-feira, 24 de outubro de 2013

A ESPADA DO LICTOR


Autor: Gene Wolfe

Título original: The Sword of the Lictor


Este é o terceiro livro da saga "O Livro do novo Sol" e novamente Gene Wolfe consegue fazer melhor do que no livro anterior. Faltando ainda dois livros para o fim desta saga, não me irei adiantar muito nesta opinião, falando apenas do essencial.

Tal como nos livros anteriores, Gene Wolfe continua com a sua narrativa complexa e profunda, levando o leitor a questionar e a montar todos os acontecimentos na sua cabeça. Severian é um narrador único, capaz de criar ligações no leitor mesmo quando nos obriga a posicionar todos os detalhes essenciais para percebermos tudo o que está a acontecer. Wolfe mantém a forma estruturada dos anteriores livros, ficamos sempre com a sensação que quando voltarmos a ler esta saga tudo será ainda melhor, e aos poucos as respostas vão aparecendo.   

Curiso ainda estarmos perante um livro que quase não tem enredo. A narrativa deste livro serve mais para explicar, respondendo a várias perguntas, levando-nos também a conhecer melhor Severian. Torna-se quase estranho que um livro que avança tão pouco em comparação com os outros, consiga ser uma leitura tão intensa e tão boa. Gene Wolfe mergulha-nos nas questões mais importantes da saga e explora, novamente, as várias condicionantes da morte e também deste mundo. A forma como responde a certas perguntas, e como com as suas respostas avança na história, está incrivelmente bem conseguida. Mas não fiquem com a ideia errada: o livro tem enredo avança na história, mas este avançar não é o mais importante nestas páginas.

Até agora cada livro desta saga é melhor do que o anterior. Este não foge à regra. Um livro intenso que apresenta personagens novas e que consegue aprofundar algumas das personagens mais bem criadas que li nos últimos tempos dentro do género. Em relação ao mundo, novamente está fantástico. A imaginação de Wolfe está bem assente num mundo bem sustentado, com lógica, com um ambiente único, e principalmente com uma filosofia inerente que para mim faz a grande diferença nesta saga.

Como disse no início, não me vou alongar nesta opinião. Aos poucos esta saga está a tornar-se em algo realmente fabuloso e daqui a alguns dias terei a opinião ao 4º livro. Por agora apenas me resta afirmar que estamos perante uma leitura única de grande qualidade e em vários sentidos.

Luís Pinto

10 comentários:

  1. Conseguem-me ajudar onde encontrar os 4 livros à venda??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aconselho-te a enviar um mail para a editora. Eles podem ajudar-te ou informar se estão a pensar editar novamente estes livros.

      Eliminar
    2. Também quero comprar esta saga depois de ler estas opiniões e ter andado à procura na internet mas estou a ver que não vai ser fácil.

      Eliminar
    3. Olá José Santana.

      Peço desculpa só responder agora.
      Não é mesmo fácil encontrar estes livros. Falar com a editora é uma hipótese e depois é começar a procurar em sites ou alfarrabistas. Eu também ainda não tenho os livros todos e ando à procura.

      Eliminar
  2. Cada vez mais interessada

    ResponderEliminar
  3. Impossível não ficar convencido com as tuas análises a esta saga. Vou esperar até ao fim e estou a ver que vai ser difícil arranjar os livros.

    ResponderEliminar
  4. Olá Luís,

    Este não li, mas pelo que percebo é mais um excelente livro onde ficamos a conhecer ainda melhor Severian.

    Tenho mesmo que voltar a este universo, complexo sem duvida mas bom, não posso passar ao lado de uma saga como esta :)

    Gostei muito do teu comentário.

    Abraço e boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fiacha!

      Tens mesmo de voltar a este universo. Está cada vez melhor!

      Abraço e boas leituras!

      Eliminar
  5. Ah... estou mesmo a terminar o 5º e último livro e consegues-me por a pensar, juntamente com este final de leitura, que tenho de os tornar a ler :D
    Muitas surpresas te esperam ainda e partilho inteiramente da tua opinião, cada um melhor que o outro, ou talvez porque Severian começa a fazer parte do nosso mundo e queremos sempre mais.Em breve escreverei a minha opinião
    Parabéns pelo comentário
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá caminhante!

      Também estou quase a acabar os próximos livros. Estou curioso para ler a tua opinião. Para já é óbvio que estamos os dois a adorar. Pena ser tão difícil encontrar estes livros.

      Beijinhos e boas leituras!

      Eliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.