segunda-feira, 25 de março de 2013

Star Wars: Darth Plagueis


Autor: James Luceno


Ano: 67 - 32 BBY


Darth Plagueis é o livro a seguir à trilogia de Darth Bane e que termina ao mesmo tempo que o livro "Episódio 1: A ameaça fantasma". Tal como o nome indica, esta obra retrata a vida de Darth Plagueis, desde o tempo em que era apenas um aprendiz, até à sua morte. Foi o mais poderoso Sith do Universo Star Wars e mestre do futuro Imperador Darth Sidious (Palpatine).

Sendo o mais directo e claro possível, digo-vos que esta obra é um dos melhores livros de Star Wars que já li... talvez o melhor! Mas vamos por partes. Em primeiro lugar, devo alertar que este não é um livro cheio de ritmo e acção, mas sim um livro sombrio, de ritmo mais ponderado e que nos mostra o verdadeiro início da saga que vimos em filme.

 “Did you ever hear the Tragedy of Darth Plagueis the Wise? It’s a Sith legend. Darth Plagueis was a Dark Lord of the Sith, so powerful and so wise that he could use the Force to influence the midi-chlorians to create life. He had such a knowledge of the dark side that he could even keep the ones he cared about from dying.”
—Supreme Chancellor Palpatine, Star Wars: Episode III Revenge of the Sith

Tal como Palpatine diz a Anakin, Plagueis tinha um conhecimento enorme sobre a Força e, enquanto treinava o seu aprendiz, estudou-a como ninguém o tinha feito, sempre na tentativa de se tornar imortal. Nos "bastidores" Plagueis ajuda o seu aprendiz a tornar-se um político respeitável e juntam planeiam dominar o Senado.

Sendo um livro que acaba ao mesmo tempo que o Episódio 1, nesta obra iremos ver o outro lado, aquele em que Palpatine é treinado, conhece Maul e o treina, com uma visão muito interessante sobre as origens de Maul. Para além disso, também teremos o encontro com o Jedi Dooku, e como ele também se tornará aprendiz de Palpatine, sendo que neste caso ficamos, finalmente, a conhecer melhor este Jedi que foi aprendiz de Yoda e abandonou a Ordem. 

Mas é sobre Plagueis e Palpatine que este livro se foca. As duas personagens estão muito bem criadas e apresentam-nos a visão que os Jedi rejeitam. O bem e o mal serão sempre pontos de vista, e aqui, tal fica bem delineado. Outro ponto muito interessante nestas personagens é a forma como Plagueis "vê" a Força. Ele estuda-a e aborda-a de forma diferente, sempre com o objectivo de alcançar os mais fantásticos resultados. Todos desejam a imortalidade num ou noutro momento, mas apenas Plagueis a poderia alcançar. 

Esta personalidade de Plagueis, que questiona tudo e tira as suas próprias conclusões é facilmente identificada pelo leitor quando decide acabar com a "Rule of Two" criada por Darth Bane, a regra que limita que cada Sith tenha apenas um aprendiz. Palpatine terá Maul, Dooku e Anakin.

Como disse antes, este livro não é cheio de acção, é antes a forma como os Sith sobreviveram e se ergueram sem que ninguém notasse. Cheio de intriga política e um grande aprofundar sobre algumas personagens, esta obra de Luceno faz um encaixe perfeito com o Episódio 1, e garanto que depois de lerem este livro, olharão para o filme com outros olhos, e perceberão muito mais.

Muitas perguntas são respondidas! Muitas das dúvidas sobre Darth Maul, sobre o Conde Dooku, ou como Palpatine chegou a Chanceler, têm aqui resposta. Mas não só! Ficamos a saber como foi planeado a criação do exército de clones, como os Sith conseguiram manipular a Força sem que os Jedi notassem, e ainda mais importante, como foi feito todo o plano que acabou com a passagem de Anakin para o lado Negro. Para além disso tudo, até ficarão a saber como é possível que Anakin não tenha pai, e desta não estava à espera... mas acreditem, esse momento revoluciona toda a história dos seis filmes.

Aclamado como um dos melhores livros de sempre de Star Wars, foi apontado pela crítica internacional como o livro que deveria tornar-se num filme. Inúmeras vezes adiado para que o resultado final fosse o mais perfeito possível, este é o livro que torna todos os outros melhores. É que o explica quase tudo, é o que nos dá uma nova visão sobre a Força e nos mostra quem foi afinal o Imperador. Enquanto livro isolado, não é uma obra-prima, mas quando junto à saga que conhecemos, torna-se fantástico e obrigatório para qualquer fã.

Para todos aqueles que são fãs da saga, este livro é dos mais importantes a ser lido. Só é pena não ter sido lançado em Portugal.

Luís Pinto

11 comentários:

  1. Hugo Raposomarço 25, 2013

    Excelente comentário! Fiquei com ainda mais vontade de arranjar este livro e de o ler o mais depressa possível.

    Ando a tentar arranjar alguns dos livros da colecção de Star Wars. Este é um dos que tem prioridade. Infelizmente é dificil arranjar estes livros e têm de ser lidos em inglês.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hugo, vale a pena ler! É mesmo pena não haver em PT.

      abraço

      Eliminar
  2. Excelente livro!

    Acaba por perscrutar mais a vida e desenvolvimento de Palpatine do que a do seu mestre, mas sendo o primeiro uma das personagens mais cativantes do universo Star Wars, continua a ser uma narrativa genial e que agarra o leitor, quer seja ele fanboy ou mero curioso.

    Também constitui o que considero ser a historia de origem de Darth Maul, e a orquestração de muito outros acontecimentos dos filmes.

    A não perder, quem não lê em inglês tem de aprender nem que seja só para consumir este livro=)

    Abraço Luís!

    P.S. Luís este ano sai o primeiro livro baseado nos Comics Dawn of the Jedi, 36,453 anos antes da batalha de Yavin, tenho lido os comics e parece que vale muito a pena=P

    http://en.wikipedia.org/wiki/Star_Wars:_Dawn_of_the_Jedi

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá José. Em relação a Star Wars ainda estou muito atrás de ti. Vou estar atento ao livro quando sair e até lá vou dar uma vista de olhos noutros do universo SW.

      Eliminar
  3. Olá Luís,

    Realmente devo andar a perder uma grande saga, não te cansas de elogiar e divulgar estes livros.

    Parabéns, grande comentário, mais uma vez ;)

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fiacha,

      realmente andas mesmo a perder uma boa saga. Claro que nem todos os livros são excelentes, pois são umas boas dezenas neste universo SW, mas este vale muito a pena, principalmente para quem gosta dos filmes!

      Eliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. Olá,
    Acho que depois disto tenho de começar a ler esta saga... Adoro os filmes e parece me que será uma boa aposta.
    Já agora, tens um selo à espera no meu blog :)
    http://esmiucar-pag-a-pag.blogspot.pt/2013/03/desafio-arco-iris-cores-do-romance-selo.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Beatriz!

      É realmente uma boa aposta.

      Já vou buscar o selo! Obrigado!!!

      Eliminar
  6. Li este livro há uns meses e adorei. É o melhor livro de Star Wars que já li e acho que é essencial a todos os fãs. A tua opinião está excelente e dá vontade de voltar a ler. É mesmo um grande livro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Neil.

      Mais livros de SW em breve. Ainda bem que gostaste deste. Acho que com tantas revelações, é difícil não gostar.

      Eliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.