quinta-feira, 10 de novembro de 2011

HARRY POTTER e a Câmara dos Segredos

Autor :J. K. Rowling

Título original: Harry Potter and the Chamber of Secrets


Após o enorme fascínio em relação ao primeiro livro, agarrei este segundo no dia seguinte. Li-o tão depressa quanto os meus olhos me deixaram e não fiquei desapontado. Tendo lido toda a saga enquanto era publicada e já tendo relido cada livro pelo menos mais umas duas vezes, posso assegurar-vos que este é dos que gostei menos, mas mesmo assim, simplesmente adorei-o!
Quando acabamos o primeiro livro sentimos que Rowling criou um mundo adorável, sólido e que terá levado anos a ser construído na sua mente, e olhamos para este segundo livro com as dúvidas sobre até onde poderia chegar a sua imaginação. Pensando um pouco agora, quantas pessoas não terão achado que Rowling não teria capacidade para mais? Muitas certamente, eu incluído. Mas Rowling surpreende, desenvolvendo ainda mais o seu mundo, criando lugares mágicos, como A Toca e até a Floresta de Hogwarts, com descrições fantásticas, uma escrita fácil e uma criatividade de admirar. Muito dificilmente um adolescente não desejaria viver neste mundo.
Achando que no global não é um livro tão genial quanto o primeiro, continua a ser muito bom, e em muito ajudam os momentos hilariantes mas também a sensação de o livro ser mais maduro que o anterior, sensação que se manterá a cada livro da série. 
Rowling prova ainda que detém a capacidade de criar personagens distintas, sendo o nosso professor de Hogwarts prova disso, e mesmo que não gostemos do novo personagem, a verdade é que apresenta qualidade, tal como Dobby, personagem que será muito importante no futuro. Os momentos de Dobby neste livro são fantásticos!
Tal como Harry Potter, também se nota uma evolução nas outras personagens e este livro consegue centrar-se menos no jovem feiticeiro e dar alguma visibilidade aos seus amigos, principalmente a Hermione. Tal facto de menor centralidade, ajuda o livro a não ter uma acção única, existindo outros “mini-enredos” que ajudam o livro a avançar.
De realçar ainda que Dumbledore continua em grande, cada vez melhor e Rowling consegue criar uma mística em volta deste feiticeiro que nos faz sonhar. Por outro lado temos de assinalar que ficarmos a conhecer um pouco mais sobre Tom Riddle é um dos grandes momentos deste livro, certamente dos acontecimentos mais importantes, tanto para este livro como para o futuro.
No entanto alguns leitores mais cépticos poderão olhar para este livro e perceber que “cronologicamente” muito se repete: começamos o ano lectivo "calmos", mas rapidamente percebemos que algo está mal.  A adrenalina começa a subir, os acontecimentos cada vez mais perigosos e no fim do ano tudo acontece.
É um pequeno pormenor que penso nada retirar ao livro em qualidade, e não retira simplesmente porque os desenvolvimentos são bem estruturados, nunca se sentindo que a autora nos empurra deliberadamente para uma situação sem saber como.
Resumindo, uma série imperdível, viciante. Um excelente livro para quem gosta de ler com um sorriso nos lábios. Ah, ainda tempo para uma coisa: na minha opinião a adaptação ao cinema continua desastrosa. Demasiado diferente em pormenores importantes, perde toda a magia e por isso digo-vos: leiam os livros!

6 comentários:

  1. Excelente crítica! Não leio "Harry Potter" há uns bons anos, com muita pena minha. J. K. Rowling é dona de um estilo de escrita fantástico e a forma como interliga factos entre livros é genial.
    E sim, a adaptação ao cinema é péssima!

    ResponderEliminar
  2. Mais uma optima crítica. Estou como tu, os livros são muito melhores. Apenas li uma vez mas agora vi estas tuas duas opiniões e ganhei vontade.

    ResponderEliminar
  3. Concordo com tudo o que disseste! Excelente blog que tens aqui!

    ResponderEliminar
  4. Muito boa crítica! Adorei este livro também, e continuo a adorar. Aqui está a minha opinião no meu blogue: http://refemdasletras.blogspot.com/2012/01/harry-potter-e-camara-dos-segredos.html

    Continua com o bom trabalho!
    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Olá Vc! Obrigado pelo teu comentário. Assim que tiver tempo passo pelo teu Blogue. Costumo visitá-lo mas a tua opinião a este livro ainda não li.

    Abraço!

    ResponderEliminar
  6. adorei o seu comentário em relação ao livro. Eu nunca li os livros apenas vi os filmes e simplesmente adorei. Não sei o que queres dizer sobre"Demasiado diferente em pormenores importantes" como por exemplo "o que?"

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.