sexta-feira, 29 de abril de 2016

PASSATEMPO: Star Wars - O despertar da Força - Blu-ray


PASSATEMPO

Star Wars - O despertar da Força
 Blu-ray


O Ler y Criticar não poderia deixar passar o lançamento do novo filme da saga Star Wars e aqui está a oportunidade de ganharem a versão em Blu-ray do filme.

Para se habilitarem a ganhar basta serem fãs ou seguidores do blog, partilharem o passatempo e preencherem o formulário.

Apenas é permitida uma participação por pessoa.

O passatempo termina dia 18 de Maio

Boa sorte a todos!



PRIVATE: LAS VEGAS


Autor: James Patterson

Título original: Private Vegas




Sinopse: Dois suspeitos de crimes violentos, que mantinham mulheres presas num quarto de hotel, são apanhados em flagrante pela polícia. Como são importantes diplomatas estrangeiros, gozam de imunidade e não podem ser julgados. Jack Morgan envolve-se no caso, para tentar salvar outras mulheres que cruzem o caminho dos criminosos.




Regresso novamente a um livro de James Patterson e irei fazer uma crítica ao ritmo que o autor nos habituou. Patterson continua a manter o seu estilo. Aliás, para quê mudar? Capítulos curtos, focados apenas no essencial do enredo ou das personagens, a cada página algo acontece que nos empurra para as páginas seguintes. 

Apesar de este não estar entre os meus livros favoritos do autor, gostei bastante da ideia base. Aqui sabemos quem são os culpados e vemos uma luta entre as forças políticas, as burocracias e os jogos de poder, interesses e favores que apenas os mais poderosos conseguem alcançar. É, obviamente, uma poderosa crítica social que apenas não é mais marcante porque o autor não abranda para explorar melhor a ideia.

O enredo não é surpreendente mas é viciante como sempre. Por vezes é previsível, por vezes forçado, por vezes consegue surpreender. As personagens são interessantes, com pontos de vista coerentes e Jack Morgan é aquela que mais ganha na sua evolução. No entanto, gostava de ver o autor abrandar ligeiramente e aprofundar certos temas, trauma, medos, objetivos. Claro que a fórmula resulta e mesmo não sendo um livro que marca, consegue fazer exatamente o que promete: ser viciante, entreter e tornar-se numa boa leitura de verão. Não é dos melhores livros do autor, mas tem tudo o que os seus fãs apreciam. Se não conhecem Patterson, existem outros livros por onde podem começar, se já são fãs e quiserem mais umas páginas frenéticas, então este é mais um livro que gostarão.

E é assim, com esta crítica ao ritmo dos livros de JP, que fico a aguardar o próximo do leitor.

Luís Pinto

quinta-feira, 28 de abril de 2016

LIGAÇAO EXPLOSIVA


Autor: Meredith Wild


Título original: Hardpressed




Sinopse: Uma série sexy, repleta de segredos, mentiras, traições e vícios.Em "Ligação Explosiva", o segundo livro da série «Hacker», que se iniciou com "Atracção Magnética", Blake e Erica enfrentam ameaças que testam os limites do amor e colocam em perigo as suas vidas. 




O segundo livro da saga Hacker é em quase todos os aspetos melhor do que o primeiro. A autora demonstra uma evolução na sua escrita, conseguido ter uma narrativa mais consistente mesmo tendo em conta que o estilo se mantém direto para que o ritmo não abrande demasiado. As personagens também melhoram, beneficiando de mais tempo para se mostrarem e para as conhecermos, levando a uma maior coerência, principalmente numa personagem que tenta romper com o geralmente usado neste género.

Claro que o enredo continua a ter momentos forçados ou mais óbvios, mas a autora faz um trabalho interessante em canalizar as atenções dos leitores para as várias relações do enredo, não dando muito tempo para questionarmos. Aliás, neste género erótico o que os leitores querem é sentir essa mesma paixão e acaba-se sempre por se perder algum conteúdo mais abrangente.

O enredo é interessante, ligeiramente menos focado no erotismo (apesar de mais hardcore quando estes momentos acontecem) mas com a mesma linguagem direta e que continuo a achar que não se enquadra com a personalidade da narradora. Todavia, este é apenas um detalhe de um livro que é interessante para quem aprecie o género. Nota-se que tenta fugir de alguns clichés e consegue, mas noutros continua bastante agarrado, sendo vítima de um enredo simples e que poderia  ser mais inovador.

Enquanto leitura, a autora impõe o ritmo e o leitor segue. É um livro fácil de ler e que deixa algumas perguntas para o próximo livro da saga. No global este é um livro que podia ser melhor, mas nota-se uma boa evolução na forma como a autora conta a sua história. Está mais madura e mais focada no que o seu livro tem de bom. Não é uma obra prima nem revolucionária, a mim ainda não me convenceu totalmente (provavelmente porque não sou um grande fã do género), mas de certeza que será uma boa e rápida leitura para quem aprecie o género.  

Luís Pinto

terça-feira, 26 de abril de 2016

A MENTIRA SAGRADA


Autor: Luís Miguel Rocha




Sinopse: Na noite da sua eleição para o Trono de São Pedro, o Papa Bento XVI, como todos os seus antecessores, tem de ler um documento antigo que esconde o segredo mais bem guardado da História - a Mentira Sagrada.
Em Londres, um Evangelho misterioso na posse de um milionário israelita contém informações sobre esse segredo. Se cair nas mãos erradas pode revelar ao mundo uma verdade chocante.
Rafael, um agente do Vaticano, é enviado para investigar o Evangelho… e descobre algo que pode abalar não só a sua fé mas também os pilares da Igreja Católica.
Que segredos guardará o Papa? E que verdade esconde o misterioso Evangelho?



Este foi o primeiro romance que li de LMR e gostei do seu estilo. Tentando fazer uma análise rápida, não irei revelar nada sobre o enredo, pois um dos trunfos do livro é a capacidade de nos surpreender e nos levar a continuar a ler. 

No início LMR apresenta as suas personagens, e aqui é o momento mais fraco do livro, simplesmente porque o enredo está a agarrar o leitor com facilidade mas nos primeiros dez capítulos praticamente não se repete uma personagem principal. Esta teia narrativa ajuda a criar muitas perguntas mas o leitor poderá sentir-se perdido se não estiver habituado a este género. Depois, aos poucos, algumas personagens vão ganhando peso e conteúdo, tornando-se coerentes e focando a narrativa. Num livro deste género o fundamental é percebermos os motivos de cada personagem, e o autor consegue dar essa informação nos momentos certos, aumentando o suspense.

Claro que o tema é fundamental para se agarrar o leitor e qualquer tema sobre religião e conspirações seculares têm tudo para agarrar quem aprecie o género. LMR conseguiu explorar esses temas nos seus capítulos curtos e onde o enredo se desenvolve a cada instante. É verdade que sendo um livro que se foca no essencial para não baixar o ritmo, também se torna algo previsível quando tenta surpreender. Se estivermos atentos iremos perceber o que está a acontecer, mas tal não retira qualquer qualidade à narrativa. É apenas o preço a pagar por um ritmo elevado.

Gostei como o autor construiu as suas personagens. Existem dilemas pessoais que encaixam com o tema da religião e as crenças de cada um. No final uma revelação que não esperava e a vontade de ler mais livros do autor. O conhecimento do autor sobre o Vaticano é a grande chave do livro, pois consegue misturar factos e enredo sem sentir que estou apenas a receber detalhes de factos históricos apenas para encher o livro.

Este é um livro para os que apreciem o género. Um thriller religioso, rápido e que por vezes leva o leitor a questionar-se. Não é uma obra prima mas é um livro que não se larga, mesmo tendo em conta que a meio abrandou um pouco o ritmo e teve alguns momentos mais forçados. Fiquei com uma grande vontade de ler outros livros do autor e ver por que outros segredos do Vaticano me irá levar.

Luís Pinto

sexta-feira, 22 de abril de 2016

CONQUISTADORES


Autor: Roger Crowley

Título original: Conquerors: How Portugal Forged the First Global Empire




Sinopse: O historiador Roger Crowley conta-nos como Portugal construiu um grande império marítimo europeu, dando origem à primeira economia global.
Numa narrativa empolgante e solidamente documentada, que equilibra a vertente humana e as dimensões geopolítica e religiosa, o aclamado autor aborda a supremacia marítima de Portugal.
Fala da descoberta do caminho marítimo para a Índia no seu âmago, das vitórias sobre governantes muçulmanos e do domínio do comércio das especiarias. Revela-nos o alcance do império português e dá vida a personalidades como D. Manuel I, D. João II, Afonso de Albuquerque e Vasco da Gama.
Este é o relato essencial e atualizado de como uma das nações mais pequenas e pobres da Europa pôs em movimento as forças da globalização que hoje dão forma ao mundo.


Um famoso historiador estrangeiro a escrever um livro sobre a nossa História é o suficiente para me despertar a atenção. Roger Crowley é fantástico a explorar como Portugal se tornou numa impressionante potência mundial, muito graças à era dos Descobrimentos. 

Numa linguagem simples mas cheia de entusiasmo, o autor conquistou-me facilmente, não só por explicar com simplicidade mas também por conseguir ter um caminho bem delineado durante todo o livro. Começando pelo mais importante, Crowley demonstra um grande conhecimento da vida social portuguesa, da forma como conseguimos ser melhores do que a concorrência de outros países europeus, das jogadas políticas e religiosas praticadas pelos nossos reis, e quais as invenções que nos permitiram conquistar os mares. Mas, principalmente, o autor fala da nossa vontade.

A verdade é que li este livro com grande entusiasmo mas consciente de que, provavelmente, apenas sentiria tal entusiasmo por ser o meu país. Após a leitura fui procurar opiniões de leitores estrangeiros e espantei-me como falavam bem do livro e como ficaram espantados com a história de Portugal.

O grande trunfo do livro está no facto de o autor não se focar apenas em alguns aspetos. A investigação parece-me ser bastante abrangente para este género de livro. Obviamente que não estamos a ler um trabalho académico de grande dimensão, mas sim um livro que condensa o mais importante sem deixar o leitor perder-se. O resultado final é um dos livros mais entusiasmantes que li sobre a nossa história. Se ficaram curiosos, provavelmente vão ficar a saber muito mais sobre a nossa história.

Luís Pinto



quinta-feira, 21 de abril de 2016

Passatempo: O quinto evangelho - vencedor!


PASSSATEMPO

O Quinto Evangelho

Vencedor!

Chegou ao fim mais um passatempo em parceria com a Editorial Presença. Novamente agradeço à editora esta oportunidade e agradeço também a todos os que participaram. 

A todos os que não ganharam, desejo-vos melhor sorte para a próxima e se estiverem curiosos em relação ao livro, a análise está para breve!

E o vencedor é:

Margarida Ribeiro Serrano

Parabéns à vencedora!

Sinopse: Uma semana antes da inauguração de uma exposição de arten os museus do Vaticano, Ugo Nogara, o curador responsável, é encontrado morto em Castel Gandolfo. A polícia papal não  consegue descobrir o autor do crime, e o padre Alex Andreou,  amigo do curador assassinado, decide investigar por conta própria. Para encontrar o homicida, tem de desvendar o segredo do curador – a verdade dos evangelhos acerca da relíquia sagrada mais controversa e misteriosa do Cristianismo. Porém, quando começa a compreender os contornos da morte de Ugo Nogara, e as suas consequências para o futuro das Igrejas Católica e Ortodoxa, o padre Alex apercebe-se de que também corre perigo. Este thriller arrebatador, baseado numa profunda investigação histórica e bíblica, dá-nos a conhecer os meandros da Santa Sé.


Para saberem mais sobre o livro, cliquem aqui.

quinta-feira, 14 de abril de 2016

O MUNDO PRIVADO DOS PRESIDENTES DOS ESTADOS UNIDOS


Autor: Kate Andersen Brower

Título original: The Residence: Inside the Private World of the White House 



Sinopse: A Casa Branca é o símbolo mais poderoso e duradouro dos EUA. Lar da família presidencial, é também o local de trabalho do staff que acompanha todos os dias o Presidente e os seus familiares.
Esses homens e mulheres cuidam dos 132 quartos, 35 casas de banho, 28 lareiras, três elevadores e oito escadarias da residência, presenciando os problemas, alegrias, segredos e a intimidade da família presidencial.
Agora, e pela primeira vez, são tornadas públicas as suas histórias de cinquenta anos de experiência, dez presidentes e inúmeras crises, de menor ou maior relevância. Histórias com contornos dramáticos, íntimos, cómicos e, por vezes, comoventes, reveladas através das vozes dos mordomos, cozinheiros, floristas, porteiros ou do pessoal da limpeza, bem como de assessores e ex-primeiras damas. 



Este livro oferece-nos um conjunto de histórias sobre aqueles que trabalham e vivem na Casa Branca. Não sendo um romance, tentarei fazer uma análise curta e objetiva.

A autora faz um bom trabalho a explorar a grande maioria das histórias. As curiosidades são frequentes e existe uma paixão na escrita da autora, um orgulho que se mistura entre uma parte sonhadora dos trabalhadores daquela diferente casa, e um outro lado mais objetivo e sério de outros trabalhadores. E é nesse contexto que a autora vai explorando e misturando acontecimentos conhecidos do público com os que a autora revela.

O ritmo é interessante e a forma cronológica da narrativa ajuda a perceber a própria mentalidade dos funcionários que durante anos viram as famílias dos Presidentes do EUA, tanto nos seus momentos mais familiares, como nos momentos em que o mundo os vê. É esta diferença, entre o que são e o que se vê que cria os momentos mais interessantes deste livro, e aos quais se juntam momentos mais inflamados e que não são do conhecimento geral, como os momentos complicados que Clinton enfrentou, como todos reagiram à morte de JFK ou a forma como a família Obama vive com estes empregados.

A leitura não é compulsiva mas será muito agradável para quem queira saber o que acontece naquela casa, como funciona, o que corre bem, o que corre mal, quais as suas regras, etc...
Não existe muito mais que possa analisar neste livro sem revelar pormenores que os leitores quererão descobrir nestas páginas. Se olharem para a sinopse deste livro e se ficarem curiosos, então esta é uma obra que oferece o que promete e será uma leitura bastante agradável e interessante, sem dúvida.

Luís Pinto

segunda-feira, 11 de abril de 2016

FOGO MORTAL


Autor: Nelson DeMille

Título original: Wild Fire




Sinopse: Bem-vindos ao Clube Custer Hill –uma sociedade secretacujos membros incluem alguns dos homens mais poderosos da América. À primeira vista, trata-se de um sítiopara relaxar com velhos amigos. Porém, num fim de semana, o clube reúne-se para falar sobre a tragédia do 11 de Setembro e dar os últimos retoques numplano de retaliação mortal, conhecido apenas pelo seu nome: Fogo Mortal. Fogo Mortal, o novo sucesso de um dos autores mais lidos em todo o mundo, é um thrillerde leitura obrigatório. 



Este é o primeiro livro que leio do autor, famoso pelos seus thrillers intensos e inteligentes. Não conhecendo o seu trabalho, é notório que este estilo é a base do seu sucesso. O enredo leva-nos a continuar a ler, a explorar sempre novos detalhes a cada capítulo e o leitor sente que está sempre a evoluir na sua compreensão da história a um bom ritmo.

Sendo uma série de thrillers, e sendo este o quarto, no início senti-me algo perdido por não conhecer as personagens. O autor faz um bom trabalho em trazer os aspetos mais importantes de cada personagem sem quebrar o ritmo e aos poucos comecei a conhecê-las. No entanto o foco está no enredo e neste clube restrito de poderosos homens, como podem ler na sinopse. O autor envolve certos aspetos em mistério e é aí que nos agarra com inteligência. São muitos os livros sobre sociedades secretas e qualquer autor poderá cair no erro de fazer apenas o mesmo de sempre. Todavia gostei da forma como o autor explora certos conceitos e como estes de refletem na sociedade.

As personagens são interessantes, com destaque uma que não irei revelar e que não é a principal. No entanto o trunfo está no enredo, bem montado, apesar de alguns momentos mais forçados. O resultado final é uma boa leitura, rápida, entusiasmante. Não revoluciona o género mas consegue oferecer tudo o que procuramos neste género de thrillers intensos e rápidos. Apesar de ser o primeiro livro que leio do autor, parece-me óbvio que tem todos os trunfos que os fãs do autor gostam. Da minha parte, fiquei com curiosidade de ler mais livros do autor e perceber que outras surpresas me poderá oferecer porque nota-se que se trata  de um autor que sabe como agarrar o leitor e escrever uma narrativa entusiasmante e coerente.

Luís Pinto

sexta-feira, 8 de abril de 2016

O NÚMERO DAS ESTRELAS


Autor: Lois Lowry

Título original: Number the stars




Sinopse: Estamos em 1943. Para Annemarie, a vida em Copenhaga passa- -se entre a casa e a escola, dificultada pela escassez de comida e pela presença constante de soldados nazis nas ruas. A coragem parece uma virtude distante, apenas ao alcance dos cavaleiros das histórias de príncipes e princesas que Annemarie conta à irmã Kirsti, antes de ela adormecer.Quando as tropas alemãs intensificam a campanha para «transferir» todos os judeus da Dinamarca, os pais de Annemarie acolhem Ellen, a sua melhor amiga, fingindo que têm três filhas. As meninas vivem como irmãs até ao dia em que se torna evidente que algo mais precisa de ser feito para salvar Ellen e a respetiva família, assim como os restantes judeus da Dinamarca.Vista pelos olhos de uma menina de 10 anos, esta é uma história baseada em factos reais que conta os esforços da Resistência dinamarquesa para salvar todos os judeus do país - perto de 700 mil pessoas -, fazendo-os atravessar o mar até à Suécia.Um livro recheado de esperança e heroísmo, que nos mostra como a solidariedade é possível, mesmo em tempos de guerra e horror.Um clássico inesquecível, considerado pela revista Time um dos 100 melhores livros de sempre para jovens. 


Gosto bastante de ler sobre a 2ª Guerra Mundial. Acho que todos devemos saber o que o Homem já foi capaz de fazer, e que em alguns locais ainda faz. Este livro chamou-me a atenção por ser um livro mais infantil, pensado para crianças com cerca de 10 anos, para perceberem o que foi este conflito. Tal ideia deixou-me intrigado, pois é preciso alguma maturidade para se perceber o que aconteceu, mas não é por isso que uma criança não deve saber, de forma suave, o que aconteceu.

Sendo assim comecei a ler o livro que se tornou numa leitura muito interessante. A autora consegue manter uma escrita suave para explorar alguns momentos de grande intensidade dramática e com isso não chocar um leitor. Claro que o meu nível emocional de adulto não me permite ver toda esta leitura de um ponto de vista de uma criança de 10 anos, mas a análise que faço leva-me à conclusão que a autora fez um trabalho fantástico.

Escrito do ponto de vista de uma criança, é fácil qualquer outra criança criar de imediato uma ligação. A escrita é simples e mistura os sonhos de uma criança com a ingenuidade da forma como vê a sociedade e as ações dos adultos. É este choque que leva o leitor a continuar enquanto esta criança se vê obrigado a crescer mais depressa, pois o mundo retirou-lhe a infância.

Com uma história que se torna num aglomerado de situações que sabemos que aconteceram neste conflito, a autora consegue oferecer uma visão bastante singular, negra, mas sempre com a esperança que uma criança deve ter. De uma forma geral, este é, provavelmente, o melhor livro infantil que li com este tema. Para um adulto este livro pode não marcar se o olharmos com os olhos que temos, mas se tivermos o olhar de uma criança, então a experiência será muito interessante. Recomendar a uma criança um livro sobre este conflito é algo estranho, mas se algum pai quiser um livro sobre a 2ª Guerra para dar ao seu filho que tenha mais de 10/12 anos, então este é uma escolha óbvia.

Luís Pinto

quarta-feira, 6 de abril de 2016

O MISTERIOSO SENHOR G


Autor: Daniel Sánchez Pardos

Título original: G



Sinopse: O pano de fundo é Barcelona do século XIX e o protagonista é Gaudí. No romance, Gaudí é ainda um desconhecido, tem 21 anos, é bonito e dotado de uma inteligência única e um raro poder de observação e irá viver uma série de acontecimentos que marcarão a sua vida para sempre. O livro é também um thriller, que culmina uma poderosa conspiração que tem o seu clímax na catedral de Santa Maria Del Mar.



Este primeiro livro que leio deste autor tornou-se numa mistura de emoções devido a algumas escolhas do autor, que nuns momentos me surpreenderam, noutros me pareceram óbvias. Numa escrita trabalhada e que dança entre um ritmo mais elevado em alguns momentos e mais lento na maioria do enredo, o autor explora com detalhe e inteligência os seus personagens. No entanto, é notório que o autor tem maior facilidade a construir o enredo do que depois a agarrar o leitor. A noção com que fiquei depois de acabar o livro é que li um bom livro, mas que não agradará a todos.

Com um enredo inteligente e cheio de significados, a verdade é que demora a arrancar. Os personagens têm diálogos inteligentes mas faltou quase sempre o toque que me levava a continuar pelo enredo. Continuei porque os personagens sempre me pareceram bastante interessantes. 

Tal como disse no início, o enredo tem momentos de surpresa, e outros não. O autor arrisca em alguns momentos e às vezes consegue surpreender, culminando num final bem conseguido. Todavia o grande trunfo deste livro é a forma como o autor descreve os locais e a vida dos personagens na cidade e na sociedade.

A sinopse pouco revela e eu não quero revelar nada que estrague algumas surpresas. O enredo começo morno, sem grande impacto, mas aos poucos vai melhorando, muito graças a algumas personagens. Com uma Barcelona bem recriada, este é um thriller histórico que agradará aos leitores que apreciem esta época neste género. Não é um livro que agradará a todos, mas a qualidade está presente para os que quiserem seguir os passos deste jovem Gaudí.

Luís Pinto

Passatempo: O Quinto Evangelho



PASSATEMPO

O Quinto Evangelho



Num novo passatempo em parceria com a Editorial Presença, temos o prazer de vos dar a possibilidade de ganharem um exemplar do novo livro de Ian Caldwell.


Para se habilitarem a ganhar, basta responderem à pergunta, preencherem os vossos dados e serem fãs ou seguidores do blog.


Apenas é permitida uma participação por pessoa.
O passatempo termina dia 17 de abril


Sinopse: Uma semana antes da inauguração de uma exposição de arten os museus do Vaticano, Ugo Nogara, o curador responsável, é encontrado morto em Castel Gandolfo. A polícia papal não  consegue descobrir o autor do crime, e o padre Alex Andreou,  amigo do curador assassinado, decide investigar por conta própria. Para encontrar o homicida, tem de desvendar o segredo do curador – a verdade dos evangelhos acerca da relíquia sagrada mais controversa e misteriosa do Cristianismo. Porém, quando começa a compreender os contornos da morte de Ugo Nogara, e as suas consequências para o futuro das Igrejas Católica e Ortodoxa, o padre Alex apercebe-se de que também corre perigo. Este thriller arrebatador, baseado numa profunda investigação histórica e bíblica, dá-nos a conhecer os meandros da Santa Sé.



 

sexta-feira, 1 de abril de 2016

GENERAIS ROMANOS


Autor: Adrian Goldsworthy





Sinopse: O império romano foi criado e mantido através do seu exército, uma das mais eficazes e poderosas forças militares em toda a História, e do engenho e arte dos seus generais. De Scipio, Africanus que combinava o misticismo com uma determinação de ferro; a Aemilius Paullus, o conquistador da Macedónia; a Caesar, um líder agressivo e carismático, até Trajano o último grande conquistador, o historiador militar Adrian Goldsworthy narra, através destes generais, a história do Império Romano, a evolução do seu exército e do sistema político que o dirigia. De vitória em vitória, de conquista em conquista, estes generais foram figuras fundamentais na história de Roma. As suas tácticas, capacidade de liderança e decisões estratégicas marcaram durante séculos a arte da guerra. Mas, muitas vezes os homens que comandavam legiões dominavam também o Estado em tempos de paz.



O terceiro livro que leio do autor e o primeiro que não se foca numa única personalidade ou acontecimento. Aqui o autor explora a evolução dos exércitos do Império Romano com ligação direta aos seus grandes generais, quer na forma como estes alteraram o império, mas como também os mesmos tiveram que se adaptar às novas realidades, inimigos, condições de batalha e jogos políticos.

Sendo um livro bastante grande e focado em factos históricos, obviamente alguns leitores poderão preferir ler sobre este tema num livro que seja um romance. Todavia, o autor oferece um conhecimento profundo sobre vários dos grandes generais da história do império, levando o leitor a sentir que o seu conhecimento sobre o tema está a evoluir bastante, e era exatamente isso que procurava neste livro.

Não sendo um romance nunca poderá ser tão viciante, mas quem goste do tema irá lê-lo com facilidade. Tal como nos outros livros do autor, também aqui somos levados a perceber a base para depois ganharmos um conhecimento mais específico. O grande trunfo do autor é esse, pois vai explicando o que está à volta, quer seja religião, política ou questões sociais que tiveram peso, mas também explorar as formas como era a vida militar nos vários locais e épocas, quais os sonhos, ideias e objetivos dos generais e seus soldados.

O resultado é uma obra completa e que ainda ajuda com vários mapas para termos noção de certas localizações. Com as explicações a serem dadas nos momentos certos e várias curiosidades que despertam a atenção do leitor, este é mais um bom livro de um dos grandes nomes dos livros sobre o Império Romano. Se gostam do tema ou se querem saber mais, este é um livro a ler, pelo seu grande grande conhecimento académico.

Luís Pinto